Fragmentado: Assista ao trailer do suspense psicológico com James McAvoy e direção de M. Night Shyamalan!

M. Night Shyamalan é o nome que você deveria conhecer você gosta de filmes com viradas tão drásticas que conseguem deixar você até desnorteado. Ele é o responsável por filmes como Sinais (Signs) e Fim dos Tempos (The Happening), além de uma série de TV que eu achei fantástica, chamada Wayward Pines. Porque eu estou falando dele? É que acabou de sair o trailer de um novo filme dirigido por ele que está com grandes promessas. Senhoras e senhores, assistam ao trailer de Fragmentado (Split).

Ainda estão claros quais os tipos de viradas e surpresas que o diretor tem guardado para nós nessa nova produção, mas o trailer acima com certeza me deixou interessado. Até agora, o que eu sei a respeito do filme é que ele é um suspense psicológico que se envolve profundamente com o fenômeno da Desordem de Identidade Dissociativa. James McAvoy faz o papel de Kevin, um homem com 23 personalidades diferentes.

Beleza. É aí que se pensa que nós vamos encontrar as surpresas de Shyamalan, correto? Até agora, parece que desta vez não é bem assim.

Os dois trailers que já existem introduziram algumas das personalidades retratadas por McAvoy, colocando ainda junto nessa confusão, alguns sustos em benefício do suposto grande vilão do filme, a Besta (The Beast). É claro que a primeira coisa em que se pensa é que todas as viradas que essa história poderia dar, seriam ao redor desse personagem em particular, o problema é que eu ainda não tenho ideia se nós vamos acabar lidando com a insanidade nossa de cada dia – perigosa, porém passível de entendimento – ou se vamos direto para algo alienígena ou de qualquer outra natureza. Com M. Night Shyamalan, simplesmente não dá para saber.

O próprio site oficial do filme é bastante vago e misterioso a respeito disso, simplesmente afirmando que “enquanto as divisões mentais daqueles com desordem de identidade dissociativa tem fascinado e enganado a ciência, muitos acreditam que eles também possam manifestar atributos físicos únicos para cada personalidade, um prisma psicológico e cognitivo dentro do mesmo indivíduo.”

Partindo daí, parece que a história é bem direta e pode ser desenrolar de forma simples, mas existem alguns detalhes meio que “mutantes” no trailer acima que me fazem acreditar que nada é tão simples quanto parece. É mencionado que pessoas com a condição de Kevin podem “mudar a química do seu corpo com os seus pensamentos” enquanto são mostradas algumas façanhas teoricamente impossíveis para um ser humano comum. Não é todo mundo que consegue derrubar uma porta daquelas. Ou entortar as barras da grade de uma cela, mas seria isso uma mudança física que mostra, finalmente, todo o poder bruto do corpo humano ou seria o personagem de James McAvoy lutando contra demônios – no sentido literal da palavra – internos? Eu só sei que essa coisa toda é tão sinistra quanto interessante.

Mesmo que o filme em si acabe não sendo lá essas coisas, pelo menos sabemos que valerá a pena assistir pela atuação de James McAvoy, que parece estar impecável. Ponto para o Professor Xavier.

O que vocês acharam do trailer? Será que uma simples mudança na química corporal poderia fazer tudo isso? Será que são aliens? Será um universo alternativo dos X-Men? Comenta aí!

giphy-7